Loading...

 

CONHEÇA A ACAFE

  Com o objetivo de desenvolver o ensino superior em Santa Catarina, 16 Fundações Educacionais criadas pelos municípios se uniram em torno da constituição de um órgão com as atribuições de planejar, articular e coordenar ações integradas entre elas. Nasce então, em 2 de maio de 1974, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, que vem se fortalecendo até os dias atuais.

  Das 15 Fundações iniciais, mantenedoras de Instituições de Ensino Superior – IES isoladas, o Sistema ACAFE evoluiu para configurar, hoje, um conjunto de 16 IES, sendo 11 Universidades e 5 Centros Universitários. A ACAFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estaduais e municipais.

  O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

 

MISSÃO

Desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das IES associadas em prol da educação superior em Santa Catarina.

 

VISÃO

Ser reconhecido Nacional e Internacionalmente como um Sistema de Educação Superior integrado e sinérgico, capaz de produzir resultados para as IES e para a Sociedade na produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da inovação.


Ações Comunitárias

Na busca do desenvolvimento das microrregiões do estado de Santa Catarina, as IES filiadas à ACAFE, cumprindo sua função social, desenvolvem, sem ônus para os beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania.

 

Em 2016 foram beneficiadas mais de 1,2 (um milhão e duzentas mil) pessoas, nas seguintes áreas:

47.461 estudantes beneficiados com diferentes tipos de apoio
442.887 pessoas atendidas por serviços de saúde
73.859 pessoas atendidas em atividades de assistência jurídica
246.464 pessoas atendidas em programas de educação comunitária
436.120 pessoas atendidas em programas de promoção sociocultural.

As Universidades Comunitárias que compõem o Sistema ACAFE, participam ativamente na promoção do desenvolvimento do Estado e de suas regiões.

 

 

A Força da Educação Superior em Santa Catarina

16 Instituições
53 cidades atendidas
142.293 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação
8.968 professores
5.924 funcionários
925 cursos de graduação
554 cursos de pós-graduação
1.282 grupos institucionais de pesquisa
188 empresas incubadoras
50.107 alunos beneficiados com bolsa de estudo
4.694 projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica
2.193 laboratórios
19.827 computadores conectados à internet
Mais de 2,5 (dois milhões e quinhentos mil) de livros nas bibliotecas.

 

Este modelo contribuiu para que Santa Catarina apresente um dos melhores Índica de Desenvolvimento Humano – IDH e ocupe o segundo lugar em matrículas na educação superior do país.
Fonte: Sistema ACAFE de Dados Estatísticos, base 2014.